Cultura em processo

08
August
2014
 

Menos, Facebook, menos…

Por Cuducos

Fevereiro de 2012. O Brasil não sabia que em questão de algumas semanas perderia Chico Anysio e Millôr Fernandes. Adele era sensação e tinha acabdo de ganhar não sei quantos prêmios no Grammy. E eu estava aqui falando que sei como Facebook, Google, Twitter etc. ganham dinheiro, e que não me importava que parte da minha privacidade se tornasse um “produto” para eles revenderem para anunciantes. Não me importava, era verdade. Mas… Continue lendo.

Palavras-chave:

20
June
2014
3 comentários  

intenção museológica

Por Baraco

A percepção de que é impossível resolver a questão do gosto é uma reação exagerada da ideologia do design. Essa ideologia toma o fato de que um mesmo artefato pode ser considerado belo por uma pessoa e feio por outra como uma prova de que a superfície deve ser necessariamente enganosa. É um preconceito contra a superficialidade.
Esse preconceito é um pouco paradoxal, na medida que ao mesmo tempo diz… Continue lendo.

Palavras-chave:

28
February
2012
1 comentário  

Privacidade e nhenhenhés

Por Cuducos

Esse mês ainda, já de saco cheio, coloquei no meu TwitterFacebook:
Gente, vocês que querem sair do Facebook, fiquem à vontade. Mas não me torrem a paciência! Eu sei como o site lucra e não ligo, ok?
Enfim, naquelas semanas, não entendi bem o porquê, vi umas pessoas saindo do Facebook (entenda-se, excluindo a própria conta). Talvez algum reflexo retardado do caso daquele rapaz da Áustria, o Max Schrems

Palavras-chave:

18
June
2010
10 comentários  

Design thinking ou design bem feito?

Por Cuducos

Hoje meu amigo Fernando Galdino escreveu um artigo no blog onde é colaborador. O título do texto é O que é, o que é? Design thinking. Lá ele se propõe explicar o que é o tal do design thinking. Eu, entretanto, sou bem crítico em relação ao uso e aos significados que esse termo, design thinking, pressupõe. Prefiro discutí-lo de três formas: primeiro, acho que não há ruptura… Continue lendo.

Palavras-chave:

29
May
2010
2 comentários  

Algumas reflexões sobre cultura corporativa

Por Rafael

Para “encher linguiça”:
Há mais de um ano do último post do Cuducos, eis-me aqui novamente tentando atualizar o “Cultura em processo”.
Quando idealizei esse blog (logo após o décimo sétimo Encontro Nacional dos Estudantes de Design ou, intimamente, NDesign) pensei em algo bastante ensaístico, muito leve e solto.
Compartilhei esse sonho com amigos como o Cuducos e o Marcinho, e eles começaram a escrever de um jeito muito mais… Continue lendo.

Palavras-chave:

15
December
2008
 

Designer ativo ou passivo: qual a diferença?

Por Cuducos

Por esses dias ouvi a seguinte indagação, em um email de um estudante de design:
Quando projetamos, estamos formando opiniões e influenciando as pessoas? Ou, pelo contrário, só estamos reforçando o que elas já acreditam?
Essa dúvida veio como fechamento de um diálogo que esse estudante teve com seu irmão:
— Não gostei desse novo Gol. Ele é muito marrentinho.
— Concordo. É uma tendência hoje em dia: fazer carros… Continue lendo.

Palavras-chave:

31
October
2008
2 comentários  

não é símbolo

Por Baraco

Eu também adoro canetas e a idéia de caneta, principalmente depois que li o “sobre a palavra design” do Flusser, onde ele se refere à caneta como sendo um emaranhado de várias idéias diferentes. E eu também acho que esquecer a caneta é pior do que esquecer o relógio, tanto que não tenho relógio mas tenho uma multidão de canetas pra se adequar aos vários momentos… Continue lendo.

Palavras-chave: